quinta-feira, 29 de julho de 2010

Primeiro troço de TGV arranca em Setembro



00h16m

CATARINA CRAVEIRO - Jornal de notícias
O ministro das Obras Públicas reiterou, ontem, que as obras do troço de alta velocidade Poceirão-Caia, na ligação Lisboa-Madrid vão arrancar em Setembro.
Em Portugal, o TGV avança de forma mais lenta do que em Espanha, mas António Mendonça mantém o compromisso: "Estamos ligeiramente mais atrasados, porque temos uma metodologia diferente: duas grandes parcerias público-privadas".
É preciso, diz, "recuperar o atraso que existiu na ligação entre Portugal e Espanha. Estamos a trabalhar para isso".
António Mendonça assistia aos testes de carga no viaduto de Alcazaba, naquele que é o primeiro teste da linha de alta velocidade na Extremadura. O viaduto tem uma extensão de 130 metros de comprimento e está inserido na linha de alta velocidade programada para o tráfego misto. O teste de carga estático consistiu em colocar no tabuleiro do viaduto 12 camiões, cada um com 40 toneladas (juntos reflectem o peso do TGV). Não há ainda por ali sinais de linha construída, mas a ponte não caiu, o que prova que a infra-estrutura aguenta o peso da alta velocidade.
Este tipo de testes são obrigatórios em qualquer estrutura do género antes da sua abertura ao tráfego e permitiu comprovar a adequada concepção do viaduto.
Quanto à terceira travessia sobre o Tejo, António Mendonça explicou que o modelo de financiamento teve de ser revisto, devido à crise internacional, mas a intenção é avançar com os projectos, agora suspensos, "o mais rapidamente possível".

Nenhum comentário:

Postar um comentário