segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Lisboa: Ascensor da Glória comemora 125 anos

25/10/2010 - Carris

O Ascensor da Glória, em Lisboa, classificado como Monumento Nacional, celebrou ontem o seu 125º aniversário. Para assinalar a data, a Carris proporcionou aos passageiros uma viagem animada e com algumas surpresas.

Oferta de bilhetes para o Jardim Zoológico de Lisboa e uma actuação da orquestra ligeira da Carris foram algumas das surpresas preparadas para os passageiros que ontem usaram o elevador da Glória, entre as 10h e as 13h, noticia oExpresso.

Há mais de uma centena de anos a ligar a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, o elevador da Glória é, actualmente, um meio de transporte para os habitantes da cidade e um ponto obrigatório para quem visita a capital portuguesa.

Para perceber um pouco a história daquele que é considerado um dos elevadores mais movimentados da capital portuguesa, vale a pena viajar no tempo. O Elevador da Glória partiu de uma iniciativa da Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa para fazer a ligação entre a Praça dos Restauradores e o Bairro Alto, tendo sido inaugurado em 1885.

Quando começou a funcionar, o sistema de traço utilizava uma cremalheira e um cabo por contrapeso de água. Eram dois carros ligados por um cabo subterrâneo e que subiam e desciam em vias paralelas assentes ao nível do chão. 

O movimento era determinado pelo peso da água que na estação superior era adicionada à viatura descendente e despejada quando chegava aos Restauradores.

Os carros tinham dois pisos, com o inferior a incluir dois bancos dispostos longitudinalmente, de costas para a rua, enquanto o superior tinha acesso por uma escada de caracol e outro par de bancos. 

No ano de 1915, o elevador - obra do engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard - foi electrificado, pelo que passaram a existir apenas carris em que assentavam os rodados dos carros. 

As primeiras carroçarias eram de madeira, da cor do mogno. O amarelo característico e típico surgiu depois de 1926 quando, por dissolução da sua proprietária inicial, o elevador passou a ser da Carris. 

No vídeo em baixo, aproveite para fazer a viagem de ida e volta no Elevador da Glória e ao som dos Rádio Macau. 





comentar esta notícia | esconder comentários (0)http://www.menosumcarro.pt/Default.aspx?tabid=75&itemId=870&g=58514c57-a516-446d-bb75-aa7aa0a20bc0&utm_source=menosumcarro&utm_medium=twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário