segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Quadruplicação da via e remodelação das estações

18/10/2010 - Refer

Em Janeiro de 2008 procedeu-se à Consignação dos trabalhos de quadruplicação da via, entre os pontos quilométricos (PK) 13,750 e 18,250, na Linha de Sintra.
A empreitada foi adjudicada à empresa EDIFER – Construções Pires Coelho Fernandes, SA, pelo valor de 48.480,048 milhõs de Euros, e por um prazo de execução de 1.290 dias de calendário.
Esta intervenção, integrada no Projecto de Modernização da Linha de Sintra, permitirá concluir a quadruplicação da via entre Monte Abraão e Cacém, bem como a remodelação das estações de Barcarena e Cacém.

Estima-se que o final dos trabalhos relativos à quadruplicação da via-férrea e à requalificação das estações ocorra sensivelmente na mesma altura.

O projecto de remodelação da estação de Barcarena inclui a construção de um novo edifício de passageiros, no lado oposto ao existente, sob o qual se situará um silo com capacidade para 585 veículos. O projecto integra ainda uma passagem superior pedonal de acesso aos cais de passageiros, assim como a construção de uma interface de transportes públicos. Será ainda construída uma segunda passagem superior para atravessamento urbano na extremidade das gares do lado de Sintra.
A intervenção na estação do Cacém inclui a construção de um novo edifício de passageiros subterrâneo, no local do existente, a construção de uma passagem inferior que assegurará o atravessamento pedonal urbano e a construção de uma interface rodoviária e de um auto-silo com capacidade para 308 veículos.
Ambas as estações terão novos sistemas de videovigilância, que irão acautelar a segurança de pessoas e bens, nomeadamente nas zonas de circulação.

Com a conclusão destes trabalhos, que completam a Modernização da Linha de Sintra, ficarão também garantidos, em condições de segurança e de conforto para os utentes, os atravessamentos desnivelados pedonais em ambas as estações, sendo suprimidos os últimos atravessamentos/passagens de nível na Linha de Sintra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário