terça-feira, 31 de maio de 2011

Lisboa já conta com 40 km de ciclovias

31/05/2011 - Menos um Carro


A cidade de Lisboa conta, actualmente, com cerca de 40 quilómetros de ciclovias que têm conquistado a confiança dos lisboetas. No entanto, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUP) alerta para a falta de segurança ainda existente nos parques de estacionamento das bicicletas.

De acordo com o presidente da FPCUP, José Manuel Caetano, “há muito mais gente a andar de bicicleta em Lisboa. Mas os parques de estacionamento ainda estão para ser rectificados para oferecer mais segurança”.

A construção das ciclovias tem sido uma aposta da autarquia, que continua a lançar projectos para melhorar e aumentar a rede ciclável na cidade, noticia o Metro.

Recorde-se que os primeiros troços foram construídos em 2001 no Campo Grande, Telheiras, Radial de Benfica e Monsanto, num total de 7,8 quilómetros, segundo dados da Câmara de Lisboa.

Depois foram construídos mais 3,6 quilómetros no Parque das Nações e, posteriormente – em 2008-, iniciou-se a implementação da Rede de Percursos e Corredores, que permitiu construir uma rede com cerca de 40 quilómetros já concluídos, ligando os troços já existentes, explicou fonte da autarquia.

A rede permite actualmente ligar os principais parques e áreas verdes da cidade. Mas outro dos planos da autarquia é articular as ciclovias com a rede de transportes públicos, com vista a diminuir a circulação automóvel na cidade.

De salientar ainda que, neste sentido, a Câmara lançou também os cursos para aprender a circular de bicicleta na cidade. Relembre a notícia no Menos um Carro.

O aumento do número de ciclistas na cidade é confirmado pelos comerciantes de bicicletas, que têm verificado um impulso no negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário